segunda-feira, 3 de novembro de 2008

É para a Esposa?


Entrei numa florista para comprar umas flores, para por nas fotografias dos meus mortos. À minha frente, estava um senhor, de bom aspecto, que olhava para as flores, com um olhar, perfeitamente baralhado. A florista resolveu ajudar. “O Sr. Deseja?...” O homem, lá respondeu titubeante: “Queria 40 rosas, para amanhã”.
“Muito bem. São então 40 rosas. E a cor?” Mais atrapalhado ainda, ele disse: “pois isso é que não sei”. A florista paciente, tornou-lhe: “Se me disser a quem se destinam, talvez possa ajudá-lo. Algum parente, amigo?” O homem, muito vermelho respondeu: “São para a minha esposa, faz amanhã 40 anos.” A florista disse-lhe então ser a rosa vermelha, a mais própria. O cliente, hesitou e, por fim, perguntou: “E se misturasse algumas brancas?” A senhora concordou, fizeram as contas, acertaram a hora de entrega e, ele saiu. Eu comprei as flores, vim embora, perdida de riso, porque toda aquela cena, me lembrara outra, passada há muitos anos com meu Pai.
A seguir à guerra, era difícil arranjar as então chamadas, meias de vidro. A minha Mãe, adorava-as tanto, como detestava as de fio de Escócia que, se usavam na altura. Meu Pai veio a Lisboa e, quis fazer-lhe a surpresa de lhe levar 2 pares de meias de vidro. Dirigiu-se à “Loja das meias”, onde foi atendido por uma menina de bata de seda, salto alto, lábios pintados de vermelho. Delicadamente, pediu as ditas meias. A sofisticada empregada disparou-lhe: “São para a sua esposa ou, quer melhor?”
Ora, eu hoje, sabe-se lá porquê, quando vi o senhor atrapalhado na escolha das flores, lembrei-me desta história. Foi contada durante anos sempre no meio de gargalhadas. Um dia, ele contou a resposta dada à petulante empregada: “São para a minha esposa, sim. E das melhores, se faz favor.”Até um dia destes.

2 comentários:

Luis disse...

:-)

Às vezes as ou os empregados fazem perguntas que deixam os clientes confusos, mas o seu pai esteve bem à altura e respondeu-lhe muito bem.
Já agora, por coincidência, eu hoje encomendei 26 rosas vermelhas para amanhã.
Sim, são para a esposa!
:-)
Boa noite para si Maria!

Anónimo disse...

Olá Luís
De certeza que a sua esposa vai adorar as rosas. Qualquer mulher adora receber flores.
Diga-lhe que, lhe desejo um dia muito feliz e, lhe mando 1 beijinho de parabéns. 26 aninhos! Que linda idade!
O meu pai, tinha sempre resposta para tudo. Nunca se calava a nada. Acho que saí a ele. Ainda irei contar mais coisas dele. Lembrá-lo, faz-me bem. Ele e Tomar, são muitas vezes, a minha inspiração.
Boa noite e, um bom dia para amanhã.
Maria