quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Era uma vez a bicharada da Maria 23


Foi este o nome da primeira história e vai ser o da última. Esta é mais carta do que história.
Entre a primeira e a última, a Maria cresceu, passou os anos rapidamente, através dos animais que por aqui passaram.
Neste momento já é a Maria com 64 anos, mulher, mãe, avó e amiga quem escreve.
Foi muito bom voltar atrás, rever velhos amigos, mas o Ano Velho vai acabar e vem aí um Ano Novo em folha. Espero que para todos seja um Bom Ano. Para os meus pequeninos fica a promessa de voltar na Páscoa. Estudem, brinquem, procurem ser felizes e fazer felizes os outros. Tentem aprender a gostar de ler.
Há histórias e livros de vários escritores que estou certa de que iriam gostar.
O Nabão já falou em 2: “Bichos” de Miguel Torga e “Cão como nós” de Manuel Alegre. Vou falar-vos de mais alguns: “Cinco réis de gente”, “Arca de Noé III classe”, “O livro de Marianinha” e o “Malhadinhas”, de Aquilino Ribeiro; “A menina do Mar” e “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Anderson; “Constantino, guardador de porcos e de sonhos” de Alves Redol. E tantos, tantos outros, portugueses e estrangeiros. Ler é ver o mundo sem sair de casa. Isto não é sermão, é um simples conselho de alguém que sempre viveu e continua a viver no meio dos livros. O Nabão tem razão: eu gosto tanto de livros, como ele de “Línguas de gato”.
Para os mais velhos: A velha Maria deseja para vós, o que deseja para ela: Paz, Amor, Amizade, Saúde e alguns Euros para gastar.
Para todos vão beijinhos e a Amizade da
Maria


Bom Ano Novo

6 comentários:

Luis disse...

Bom trabalho que aqui desenvolveu no Alcatruzes. Muitos parabéns Maria!

Bom ano 2009 para si e para todos os seus!

Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada Luís.
Tentei fazer o melhor que sabia.
Não é nada fácil escrever para os miúdos. Felizmente correu bem.
Um Bom Ano Novo para si e família, para todos os tomarenses e para Tomar.
Beijo
Maria

Unknown disse...

Cara Amiga Maria.

Obrigado pela visita à minha humilde "barraca" e pelas palavras que me endereçou.

Que os deuses permitam que na sua vida lhe ocorra tudo de bom e de acordo com os seus desejos.

Anónimo disse...

Caro Amigo Alfredo:
Tudo de bom para si no Ano Novo.
Gosto da "sua humilde barraca" e agraceço as suas visitas à minha "casota"
Maria

Kim disse...

Petite Marie, tás bela e fresca!
O João bem pode encher o olhar de te enxergar!
Nesta foto pareces uma mulher mais determinada, que não se parece com aquela Maria desanimada e triste que por aqui vai explanando as saudades sem fim e que, apesar de tudo, eu também corroboro.
Continua, que isto faz-te bem!
Um beijinho

Anónimo disse...

Obrigada amigo, pelos bons olhos com que me vês.
Faz bem ouvir (ler), estas coisas. E eu mesmo velha sou vaidosa. Sempre fui e acho que não me curo. Um dia saberás porque é que eu digo que há 2 Marias.
O Vasco no que escreveu sobre mim, coloriu-me de cores muito bonitas, algo exageradas, mas disse algumas verdades.
Beijinho
Maria