terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1640


Faz hoje 369 anos, “40 conjurados portugueses, juntaram-se ao povo e proclamaram a Restauração do Reino de Portugal, durante 60 anos sob o jugo espanhol”. Era assim que rezavam os manuais escolares no meu tempo.
Em Tomar, mal a madrugada raiava, os foguetes estalavam, as duas bandas tocavam pela cidade o Hino da Restauração. Havia comemorações oficiais e festas populares. Em casa, havia lições de história, que meu pai, acérrimo inimigo dos espanhóis, nos contava. Belas cenas e frases do dito dia. Era bonito e romântico. D. Filipa de Vilhena armando os imberbes filhos, para lutarem pela restauração da Pátria cativa. D. Luisa de Gusmão, duquesa de Bragança, espanhola de nascimento, incitando o seu hesitante marido a ser Rei, com duas frases que lhe atribuem: “Antes morrer reinando, do que viver servindo” e, “Mais vale ser Rainha uma hora, que Duquesa toda a vida”. Tudo isto era muito bonito e dizia muito à cabecinha louca da Maria.
Hoje pergunto muitas vezes, se valeu a pena.
Mas não era de política que ia falar.
Um ano, por via das deslocações de meu pai, encontravamo-nos no Carregal. Investiguei se havia festejos. Não havia. Então, passaria a haver. Reuni toda a miudagem conhecida, munimo-nos de capas improvisadas, espadas de lata, panelas, colheres de pau, cornetas e, no dia 1 de Dezembro, às 6 e pouco, fomos para baixo da janela do quarto dos meus pais, cantando, em altos gritos, o hino da Restauração acompanhado de um grande alarido. Ele gostava de dormir até tarde. Veio à janela, primeiro com ar zangado, depois, encarou comigo, à frente dos novos restauradores, a cara abriu-se num sorriso enorme e orgulhoso. Eu, fui rainha por um dia.
E hoje? Quem sabe para aí por que é feriado?
Até um dia destes e façam o favor de ser felizes.

46 comentários:

Vasco disse...

Há, de certeza, por aí muito boa gente que não sabe por que razão é hoje feriado.
Quando é que será que vai ser a próxima restauração?

Kim disse...

Qualquer dia isto está outra vez sob o jugo dos espanhóis. Por este andar já não falta muito.
Espero bem é que a gente passe a usufruir também dos seus direitos e nivel de vida.
Às vezes - já não sei bem se não teria sido melhor os dois países terem ficado unificados. Até poderiam chamar-se Portespanha.
O que lamento é que continuamos a ser os portuguesitos e metade do mundo pensa que Portugal fica em Espanha.
Já viste que agora estaria a chamar-te "pequeña Maria".
Muchos besos

Laura disse...

Ahhh, dia da restauração, ahhh Maria, confesso que não esperava isso de ti, mas, já vi que és de pedra, fogo e cal!... Caramba, menina acredito que o teu pai ficou vitorioso a ver a filha dele de espada de madeira, e a guerrear o inimigo! Ui, nem queria ser um deles nesse dia...
beijinhos, muito bonito o post, e, espero que estejas decidida a lutar também para arribares,sem precisares de espadas de pau!...

Laura disse...

ahhh, só li o Kim agora e ele tem razão, o Nuno por vezes fala nisso, mas é como quem diz; se não podes com eles, junta-te a eles, mas, agora também já não andam lá muito finos! já têm desemprego e tudo o mais que nós temos em negativo, ora pois..beijinhos, laura

Maria disse...

Meu Corvo

Qual Restauração? a da monarquia?
Tira o cavalo da chuva, que se pode constipar. O frio está a fazer-te mal. Agasalha-te.
Beijinho
Mãe

Maria disse...

Kim

Estamos de acordo. Se, como dizes, metade do mundo julga que somos espanhóis. Se, metade do Alentejo lhes pertence. Se, as criancinhas vão lá nascer. Se, lá vamos meter gasolina e fazer compras. Se, só nos falta ter o nível de vida deles. Se, se, se, se já pareço o Rudyard Kipling, com tantos ses. Pues, que tengo sangre Gallego, muy pronto, me acostombraria.
Besitos.
Maria

Maria disse...

Minha Flor de Linho

Amanhã, se tudo correr bem como espero, começarei a arribar. A operação é às 7 da tarde.
Beijinhos, nina

Je Vois La Vie en Vert disse...

Se o mundo agora pensa que os portugueses são espanhois, é a culpa do CRISTIANO RONALDO !
Porquê é que não ficou em Portugal em vez de ir para Madrid ?

Às vezes - não posso deixar de pensar no Kim quando escrevo isto mas digo "Credo ! Não quero ser espanhola !" - penso que estou em Espanha quando vejo tantos produtos espanhois nos supermercados.

Querida Maria,
Também passei aqui para te deixar um beijinho carinhoso bem verdinho, cheio de esperança ! Vai correr tudo bem !

Verdinha

Maria disse...

Verdinha querida

Só vim aqui a correr, para te dar um beijinho, a ti e a todos.
Hoje, às 7 da tarde, serão as duas intervenções, em simultâneo. Não sei o tempo que vão levar, mas penso que só muito tarde, voltarei a casa.
Tremo por todos os lados e tenho a cabeça oca.
Obrigada e beijinhos.
Maria

Laura disse...

Pois vamos com calma que o que for logo se verá, mas, nem sofras por antecipação, não é bom, auguro o melhor e espero o melhor também.
Beijinho da laura e se tremes também eu tremo, aqui é de frio, apre que no Norte o frio é muito..abraço apertadinho, em ternura..da tua flor de linho, laura

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Maria,

Vim devagarinho, descalça para não de acordar, pensando ter alguma notícia mas suponho que estás a descançar. Voltarei para ler as boas noticias nas tuas palavras.

Beijinhos

Verdinha

Laura disse...

Verdinha, tratava-se apenas de vivermos melhor e mais nada! Já ouvi um jovem, revoltado chamar filho da mãe ao D. Afonso Henriques por não ter feito um tratado com Espanha, já naquela altura...não teriamos tanto desemprego, mas, esquecem que tudo isso seria apenas uma batalha contra os corruptos e mais nada!resolviam-se os problemas de todos os Paises!...

Maria, que tudod ecorra pelo melhor...e já tudo esteja mais esperançado...estes dias demoram a apssar, mas, calma..beijinho da laura

Laura disse...

Vim saber se há melhores noticias, ams, ainda é cedo, aguardemos com esperança...beijinho da laura.

Maria disse...

Queridas

As intervenções correram bem, mas o meu irmão ainda está nos Cuidados intensivos. Hoje não o verei, mas já tive notícias, várias vezes. Está muito débil, já levou uma tranfusão. Nada de concrecto ainda.
Irei dando noticías.
Estou completamente arrasada. Nem dormir consigo. Vou agora ver se descanço um bocadinho.
Beijinhos
Maria

Laura disse...

Maria, sabe-lo em boas mãos, os cuidados intensivos são o melhor, rodeiam_nos de cudiados, tal e qual isso, e mais tarde vai para a caminha dele dormir sonhar e sentir-se curado de todo, porque todos os que conheci, e fizeram essas intervenções, andam por aqui, felizes da vida...assim; deita-te cedinho, e dorme, dorme faz tão bem retemperar as forças, olha que no Domingo quero um abraço apertadinhod aqueles desganar e se não te aguentas, estamos mal...quem avisa amiga é! euzinha a tua flor d elinho...laura

Je Vois La Vie en Vert disse...

Pois é, querida Maria, escuta bem os conselhos da manazinha Laurinha. Também quero te abraçar muito no Domingo ! E se for preciso vamos chorar juntas, cantar e dançar também !

Beijocas

Ainda bem que correu tudo bem . Agora é preciso deixar os profissionais fazer o seu trabalho e a natureza seguir o seu curso.

Anónimo disse...

Olha Mãe, eu e o teu neto sabemos, ele porque teve que fazer um trabalho para a escola e eu porque tive que o ajudar. Agora os trabalhos da escola são bem mais fáceis, mas tb não se aprende o mesmo. Internet, Wikipedia, Copy-Paste,... uns arranjos, ler conferir e tirar alguns disparates,... já está trabalho feito e ninguém se zanga com a caligrafia, a impressora tratou disso!
O problema é que daqui a 2 meses já não nos lembramos outra vez que raio aconteceu a 1 de Dezembro de 1640, mas tb já foi há tanto tempo!
beijinhos,
João
beijinhos,

Anónimo disse...

Querida Maria,
Tenho estado sempre a par do que se passa através do teu/nosso Vasquito.
Tudo vai correr bem. Tudo vai dar certo.
Sossega e descansa um pouco porque bem precisas. E o Appio precisa de ti cheia de forças.
Um abraço apertado com um beijo de saudades
Nemy

Alva disse...

Maria,

Andei fora, e não pude vir aqui.

Li que o teu irmão teve duas intervenções e que correram bem (felizmente), agora resta-me desejar que continue tudo a correr pelo melhor!

Deixo-te muitos, mesmo muitos beijinhos carinhosos e que te animes!
Estrela d'Alva

David Caetano disse...

Olá Maria. Em primeiro lugar quero desejar que tudo corra bem e que o seu irmão recupere depressa.

Em relação ao que escreveu, no Fundão todos os anos se comemora o 1º de Dezembro. À meia noite, de 30/11 para 1/12, a população junta-se em frente à Câmara e parte em arruada pelo centro histórico ao som do Hino da Restauração, terminando tudo novamente no ponto de partida com vivas a Portugal e à Liberdade e cantando o Hino Nacional.

Podem ver o vídeo deste ano no Blog do Katano. Gelei as extremidades mas ainda filmei alguma coisa

Beijinhos

Laura disse...

Um beijinho, miminhos e muita paz, nana bem, mereces e precisas..jinho da flor de linho ansiosa ansiosa demais..laura

Maria disse...

Nemy amiga

Está tudo na mesma. Continua nos Cuidados Intensivos e sem visitas.
Vamos ver o que isto vai dar.
Beijinhos.

Maria disse...

Filho e neto

Se o avô cá estivesse, não havia ninguém melhor para ensinar o 1º de Dezembro de 1640. Parecia que tinha lá estado.
Beijinhos para os 3 da
Mãe e Avó

Maria disse...

Estrelinha pequenina

Tudo correu bem, mas há complicações e ele continua nos cuidados intensivos.
Os teus beijinhos são sempre um consolo para mim, minha pequenina.
Beijinhos

Maria disse...

Caetano

Está tudo muito no segredo dos médicos. As intervenções correram bem, mas ele ainda está nos Cuidados Intensivos e não há previsão de saída de lá. Nem visitas tem.
Vou ver o video do teu blogue, logo que possa.
Obrigada e beijinhos

Maria disse...

Para todos vós

Obrigada pelo vosso interesse e amparo. Tem sido muito bom, receber tantas mostras de amizade.
Obrigada de todo o meu coração e um abraço para cada um.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querida Maria,

Tenho vindo aqui para ter notícias mas não te quis maçar. Sei, por experiência, que há alturas em que sabe bem teremos muitos amigos a querer ter notícias mas no fim de algum tempo, estamos cansados, fisicamente, em responder a tanta solicitação.
Espero que tudo estabilize e que eu possa te abraçar amanhã.

beijinhos

Verdinha

Maria disse...

Querida Verdinha

Se tudo correr bem, amanhã nos encotraremos.
Beijinhos
Maria

Alva disse...

Maria,

Um beijinho, mais um, enorme...

Provavelmente amanha falarás comigo ao telefone, hehehe. Uma surpresa que não consegui conter.
Logo se vê! :)

Sabes que gosto muito de ti e só quero te ver bem, por isso faço o que posso para te animar, mas nem tudo depende de mim...

Enfim, fica bem minha Maria,
Boa noite
Estrela d'Alva

Paula Raposo disse...

Admiradora da tua escrita (como deves saber), tive o enorme prazer de te conhecer, hoje, pessoalmente.
Obrigada por esses momentos. Que gostes de me ler e que nos cruzemos muito mais vezes....
Muitos beijinhos.

Marize disse...

Gosto muito de ler o que escreve, tanto em prosa como em verso. Faz-me sentir mais próximo de Portugal. Bem haja!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querida Maria,

Tal como a Paula, tive muito gosto em poder conhecer-te pessoalmente a ti, ao teu marido e ao teu filho.
Foi um momento muito bem passado e espero que se repita !
Obrigada pelos miminhos todos !
O meu Leo também foi agradavelmente surpreendido !
Muitos beijinhos

Verdinha

Maria disse...

Querida Verdinha

Foi um dia feliz, no meio de todos os problemas, que me afligem.
Gostei de vos conhecer, assim, ao vivo.
Vou ouvir o disco e depois, dormir.
Abraço do João e do Corvo para o teu marido (uma simpatia) e beijinho para os dois da
Maria

Maria disse...

Paulinha
Foi bom ter-te conhecido.
Vou ler o teu livro, daqui a pouquinho.
Espero que nos vejamos breve.
Beijo
Maria

Maria disse...

Marize 123

Benvinda a este modesto cantinho.
Ainda bem que gosta.
A porta está sempre aberta. Volte sempre.
Beijo
Maria

Alva disse...

Buáááááá...
Alguém se esqueceu de responder ao comentário de uma pequena estrelinha!!

Beijinhos,
Estrela d'Alva

Laura disse...

Querida Maria, hoje com novo rosto para mim, para lembrar a nina linda que é a Maria dos Alcatruzes...
Amei ver o trio familiar, tão lindo. O Vasco tal e qual pelas fotos que ias colocando...tal e qual, tu, no meio da confusão da chegada, era beijos daqui e dali e...lá vieste ter com a tua flor de linho, que não foi preciso muito para te reconhecer... Que bom que chegou a altura, mas que alegria senti ao abraçar a querida Maria que tanto carinho, conforto me dá!...
Hoje passo apena sna visita rotineira, depois com calma mando email..há tanto que fazer aqui por casa.
Espero que tudo vá decorrendo cada vez melhor na área da saúde!para todos, claro. Jinhos e abraços ternurentos, da laura

Paula Raposo disse...

Não sei o teu endereço de email.
Dou-te os parabéms por esta via e desejo que tenhas um dia lindo!
Beijinhos.

Maria disse...

Laurinha querida

Obrigada. Vou ter uma alegria. Vão-me deixar entrar por um minuto, para dar um beijinho ao meu irmão.
Foi ele que pediu aos médicos.
Não vejo a hora de o beijar.
Logo, volto e dou noticias.
Beijinhos minha flor.
Maria

Maria disse...

Paulinha

Fiquei feliz, por teres lembrado.
Gostei tanto, mas tanto, de vos conhecer! Foi a minha festa de aniversário.
Obrigada, amiga. Adorei o teu livro
Beijinho
Maria

Maria disse...

Minha Estrelinha

No meio de tanto comentário, li o teu e, pensei que já te tinha respondido. Perdoa, pequenina. Tu sabes que tens um lugar especial no coração da Maria. Adorei ouvir a tua vozinha de menina.
Procuro-te, sempre no meio das outras estrelas.
Beijinhos pequenina
Maria

Laura disse...

Então espero que os momentinhos com o mano, possam ter sido mais que minutinhos e meia horinha na paz, no aconhego de o sentires melhor..Beijinhos da laura

Pus a moldura com a flor de linho na minha mesa de cabeceira, ora pois!...e o livrinho começo-o logo, na calma, na paz do meu silêncio..Um abraço com a lembrança do teu rosto lindo, lindo..laura

Maria disse...

Querida Laurinha

Foram poucos minutod, mas valeram por horas. Ele está com bastante melhor aspecto, mais atento ao que se passa à sua volta. Tem a voz mais forte e está mais com mais cor.
Vamos ver quando volta para o quarto.
Beijinhos, minha amiga.

Martim disse...

Olá Tia Maria!

Um beijinho e um abraço de parabéns, desculpa ser só hoje, mas não tenho tido muito tempo.
Tia Maria fazes anos no mesmo dia da Florbela Espanca, aquela senhora que escreve poemas que tu e a Mãe gostam. O meu pai faz no dia a seguir a ti.

Mais um beijinho, dorme bem e até amanhã =)

Martim

Maria disse...

Querido Martim sabichão

Sim, faço anos no mesmo dia em que nasceu e morreu a Florbela Espanca, a tal senhora que eu e a mãe gostamos muito.
Obrigada meu amiguinho, meu sobrinho do coração.
Beijinhos da
Tia Maria

Anónimo disse...

Mais um soneto bem lindo, mais um bocadinho de emoçāo que me chega aqui desse lado do Atlântico.
Maria, se publicar algum livro eu gostaria de o comprar. Admiro-a desde o dia em que li pela primeira vez a sua dedicatória comovente ao Francisco Stoffel que tanto gusto de ouvir. Bem haja e parabens pelo seu Aniversario! Muita saude e felicidades!
Maria J. (Marize)