quinta-feira, 3 de março de 2011

Sou do Benfica


Podia acrescentar “e isso me envaidece” mas, era mentira. Não ligo nenhuma à bola, nunca fui à Luz, nem sequer vejo os jogos na Televisão. Dou direito aos Sportinguistas de se envadecerem, embora não perceba porquê. Desculpem Verdinha e Osvaldo.
É claro, que a esta hora, já todos estão a pensar porquê sinto necessidade de falar de uma coisa que nada me diz.
Passo a explicar: Sou do Benfica porque quase toda a minha família o foi ou é. Alguns foram fundadores. Outros houve que, foram adeptos furiosos. Meu Pai tinha um primo que inscreveu o filho no Benfica, ainda antes de o registar. Vinha à bola com o puto, ficando a mulher e as filhas em casa a ouvir o relato. Não que a bola lhes interessasse muito mas, se o Benfica ganhasse, iam jantar fora, se o Benfica perdesse, iam para a cama, para não aturarem o Benfiquista doente. Meu Pai, pouco aficcionado mas, Benfiquista, dizia sempre a velha frase: “ O Benfica ganha, vivó Benfica, o Benfica perde, viva o Benfica”. Vibrou quando ganhámos as taças da Europa. Se o jogo era com o Porto ou, Sporting, torcia pelo Benfica, mas não fazia grande alarido.
Porque sou Benfiquista? Por tradição. Talvez porque gosto de “papoilas saltitantes”, embora nunca tenha visto nenhuma, talvez porque gosto de vermelho e de águias.
Ontem, mais uma vez, o Benfica ganhou contra o Sporting. Desculpem meus queridos Sportinguistas, mas gostei. Desejo muito que o Sporting volte ao que já foi.
Vivó Benfica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Até um dia destes.

31 comentários:

Osvaldo disse...

Maria;

Fico feliz por o Benfica ter adeptos como tu,... educada, feliz e reconhecedora de que todos os clubes têm um lugar na história.

Quanto ao meu Sporting,... melhores dias hão de vir e é devido à sua Grande História e tradição que eu digo com altivez... VIVA O SPORTING.

bjs e abraços para os homens benfiquistas.

Osvaldo

Je Vois La Vie en Vert disse...

Como sempre disse, sou sportinguista por amor ao...meu marido que até foi atleta do Sporting !
Não ligo nada ao futebol mas por solidariedade, compadece quando o clube dos meus amores (filhos e marido)perde e só posso me alegrar quando ganha.
Tudo isto não me impede de ser amiga de Benfiquistas como tu, como o Kim e como o meu cunhado, cuja mulher, irmã do Leo é sportinguista... também é uma questão de hereditariedade...

Beijinhos
Verdinha

;) e viva o Sporting !

Vasco disse...

Ontem, num pequeno intervalo, vi o princípio do jogo. Do pouco que vi, pareceu-me que o Benfica jogou melhor que o Sporting.
Depois, em conversa, sobre o jogo, com os colegas atirei esta:
"que vença o melhor... desde que seja o Benfica!"

Se formos à heráldica portuguesa, verificamos serem mais frequentes o Leão e a Águia. Consta-se até que o Leão do primeiro emblema do Sporting foi cedido por "um tal D. Fernando Castello Branco" (cujo brasão de família tem um leão rompante) a pedido de José de Alvadade.

Mas gosto mais de águias do que de Leões.

Laura disse...

Maria, entre águias que esvoaçam nos céus, e leões que dominam a savana, que haja bom entendimento entre todos e se saibam respeitar...tenho amigos dos dois lados que se dão muito, muito bem, ou seja, sabem ver as coisas e não são raivosos nem doentes por causa de uma bola...

E na verdade os verdes não têm tido sorte, e nós sabemos que quando não há sorte não há santinho que lhes valha... nem a eles, nem a nós...

Um beijinho da flor de linho.


Corvo; com que então; que vença o melhor, desde que seja o Benfica? ah, mauzinho.

beijinho

laura

Maria disse...

Osvaldo
Sempre fui de opinião que, politca, futebol e religião, cada um tem a que quer, sem que isso tenha nada a ver com amizade, que é muito mais importante do que o resto.
Espero, sinceramente que o teu Sporting volte aos bons tempos. Faz falta.
Não consigo fazer comentários no teu blogue que tenho lido.
Beijinhos para a Anita e para ti
Maria

Maria disse...

Querida Verdinha
Sabes que eu não ligo ao futebol.
Deu-me para brincar com vocês.
Respeito todos os clubes.
Melhor sorte para o teu Sporting.
Abraço grande
Maria

Maria disse...

Corvo
O Benfica está-te no sangue. Mas o Sporting é um grande clube, cheio de tradicção e glória. É portanto natural que tenha um Leão rompante, no seu emblema.
Gosto de todos os animais, uns mais que outros. Só detesto cobras, ratos e insectos.
Beijinho
Mãe

Maria disse...

Querida Laurinha
Confesso que não vou à bola com a bola. 22 homens a correr atrás de um esférico, não é coisa que me divirta.
Quando era miúda, ainda não havia TV, davam o relato na rádio e, a coisa que mais me divertia era ouvir o Artur Agostinho a relatar o jogo. Ficava pasma, por ouvir alguém conseguir falar tão depressa.
Isso é que era divertido.
Não sei as regras do jogo, não sei onde jogam os jogadores mais conhecidos. Analfabeta de todo em matéria de futebol.
Eles divertem-se, os homens e algumas mulheres vibram e, numa vida tão chata, já vale a pena haver futebol.
Beijinhos minha Flor.
Maria

Kim disse...

Maria
Como sabes também sou dos teus, ou seja, do Benfica. No entanto entendo que o futebol de hoje nada tem a ver com o do nosso tempo, onde rivalidade a dar c'um pau , mas não havia ódios nem incitamento à violência.
Hoje o futebol mexe com muitos interesses, que não os da camisola.
Dos apaniguados de tronco nú nem uma palavra ouso escrever.
Dá para entender que não percebas nada de futebol, pois esta foto é do benfica, mas tem quase meio século.
Beijinho para ti Petite Marie

Zé do Cão disse...

Minha Santa Maria. Como te admiro por dizer as verdades. És do Benfica.
Benfica é Benfica e tudo o resto são cantigas, aliás Loas.

Mas sinceramente... o verdinho escorrega tão bem, não escorrega...
nas tardes calmas do verão debaixo de carramachão, com um chouriço na mão, quem não se tenta com Verdinho?
Por isso sou dos VERDES.
Acho até que o munod não teria piada se não houvessem os dois.
Todavia, há duas coisas que me impressionam.
Vocês são mesmo 8 milhões? Vocês são filhos do filho ainda não nascido? que confusão! Isso são coisas de Maria, José e Terra Santa. Como esta nem a terra prometida é, não acredito nos que nos querem impingir.
Beijos

Maria disse...

Kim
Eu sei que a foto é velha. Foi a nossa victória sobre o Real Madrid. Nesse dia apanhei uma valente chuvada, porque não havia TV em casa e, eu e a minha prima fomos para o nosso quarto na mansarda, abrimos a janela e não fomos capazes de a fechar. Queriamos espreitar o jogo num café em frente e, apanhámos uma carga de água e duas constipações.
O futebol hoje é outro. Naquele tempo, o tempo de Eusébio, Coluna e outros, jogava-se por amor à camisola. Hoje, joga-se por dinheiro.
El-Rei dinheiro gere tudo, até o desporto.
Beijinho
Maria

Maria disse...


Sou benfiquista mas, não sou doente.
O Verdinho fresco com chouriço, marisco e outras coisas, é a minha paixão alcoolica.
Ai Verdinho, meu Verdinho!...
Espero que o Sporting volte ao lugar que merece.
Beijinho
Maria

tempus fugit à pressa disse...

o Benfica é a alma Lisboeta no mundo

ou coisa assi

Maria Soledade disse...

Maria, lá vai o tempo, era eu aínda garota, em que o futebol se jogava quase por amor à camisola.Hoje,os jogos, principalmente os três principais clubes,(Benfica;Sporting;Porto),fazem daquilo que deveria ser espectáculo,um desaforo de insultos,e um comportamento cívico absolutamente lastimável.Malditas claques que deram cabo do que deveria ser realmente espectáculo. Eu sou, e serei eternamente da Académica(onde jogou o meu Pai no tempo da faculdade), mas como Portuense que sou não podia deixar de ser simpatizante do Porto.Desculpa, apesar de seres Benfiquista(a minha Mãe também era)eu consigo simpatizar mais com os Sportinguistas mesmo depois do que fizeram com a "maça podre" e aínda bem porque o Porto só lucrou com isso.Eu gosto de futebol e vibro à brava com um bom jogo,mas quando vira arruaçada fico logo lixada.Não alinho em violências e, ponto!

O mal, o grande mal do futebol é os milhões(INADMISSÍVEIS)que hoje envolve.Deixou de ser jogo de bola para ser jogo sim, de interesses...

Mesmo "sendo" do Porto, aínda hoje admiro o GRANDE Eusébio, o Coluna, e o Torres.

Não ligo aos bichos.Águias;Dragões, ou Leões é bicharada com a qual não simpatizo...

Beijinhos Benfiquistazita...

Maria Soledade disse...

Desculpa Maria, deixa-me só dizer ao Osvaldo que tal como tu, não consigo comentar...

Vou, espreito, mas a entrada está...Fechada!!!

Beijinhos Osvaldo e Aninha

Maria disse...

Amigo sósia do Fernandel
É isso mesmo e mai nada.
Volte sempre
Maria

Maria disse...

Sol querida
É precisamente a violência e a clubite aguda dos jogadores e adeptos, que me faz ficar piursa.
Sabes? Acho as touradas uma coisa horrível mas, a minha parte ribatejana leva-me sem querer, a ficar presa ao ecran da TV, com uma bela pega de caras. Não gosto de ver picar os touros, não gosto de os ver a escorrer sangue. Mas uma boa pega, a luta leal entre homem e touro, faz-me vibrar toda. Depois fico envergonhada comigo, porque, eu até sou da protectora dos animais.
Feitios...
Um abraço grande e beijinhos
Maria

Unknown disse...

Marialampionamiga

Estava longe de tomar conhecimento desse teu desvario vermelhusco. No melhor pano cai a nódoa, perfeito só Sua Insolência o Senhor Presidente da República que hoje lá pelo fresquinho toma posse ao quadrado, mas quem não é do Benfica não é bom xefre de famelga

Prontos (sem s) o Osvaldo e eu somos masoquistas indeléveis: Mas as coisas hão-de mudar... para pior. Os sei candidatos que a SIC colocou à roda de uma mesa são, vejam lá, cada um pior do que o outro e vice-versa e toca e foge e vira-o-disco-e-toca-o-mesmo.

E o Braga assim como quem não quer a coisa, crucificou o Jesus e entregou o campeonato da Liga aos dragons, carago. Agora só falta que a FIDA e a UEFA nos ponham na rua por indecentes e más figuras.

3abs & qjs para tu

Alva disse...

Olá Maria,

Em primeiro lugar peço-te mil desculpas por estar bem "longe" da blogosfera. Consequências: Não comentei o teu post abaixo e ainda cheguei atrasada a este...

Sou do Benfica, mas ao contrário de ti, não é por tradição.

Passo a explicar: Do Sporting nunca senti qualquer simpatia (as razões conto-te noutro dia...).
Ora, pois com um problema me deparei: Entre Porto e Benfica, qual escolherei?
Por uma jogo entre os dois esperei...
Pelo vencedor, adepta serei!!

E pronto, foi o que aconteceu... até saiu em rima e tudo!

Muitos beijinhos Maria,
Da tua pequenina

Ritinha disse...

Eu gosto de futebol. Sou portista e começo a acreditar que já nasci assim. A maior parte da minha família é do FC Porto mas sem grandes fanatismo. Já eu, sou do Porto com algum fanatismo mas, acima de tudo, com muito orgulho :D

Fico triste pela situação do Sporting. É um grande clube e espero que dê a volta por cima!

beijinhos

Maria disse...

Henriquamigo
Vê lá tu, os Bracarenses tão religiosos, com arcebispos e tudo, fazerem uma partida destas ao "Jesus"! Já nada é como dantes.
Pois é, tu também és do Sporting! E eu ralada. Para ser amiga de alguém, nunca costumo perguntar o partido, a religião, o clube. Respeito os que me respeitam e, prontos (sem s)
Gostava de ver o Sporting melhor. Este duelo eterno entre o Porto e o Benfica já enjoa.
As melhoras dos verdinhos, beijinhos para a Raquel e abç. dos homens.
Uma alface bem fresquinha para tu.
Maria

Maria disse...

Pequenina
Cada vez gosto mais de ti.
Embora não seja "doente" pelo Benfica, gosto que ganhe. Desta vez não deu. Lá vai o FQP ganhar outra vez.
Parece que os Dragões ganham tudo.
Paciência.
Para o ano há mais.
Beijinhos
Maria

Maria disse...

Ritinha
É isso mesmo. Tu nasceste de sangue azul, o meu é vermelho. Que importa?
Amigas como dantes?
Beijinhos
Maria

Laura disse...

Ena, não sou adepta mas quando joga o Benfica goste que ganhem pelos meus amigos e filho, se joga o Sporting, lembro dos outros amigos também e torço por eles, mas na verdade não têm sorte, não mesmo, e quem sabe a coisa muda e ainda vão conseguir.

um beijinho

laura

Anónimo disse...

Boa tarde Dona Maria.
Peço-lhe desculpa se leva a mal chamar-lhe de Dona, mas longe de mim ofende-la.
Venho lendo ao longo dos tempos o que vai escrevendo no seu Blogue e foi a senhora a inspiradora de eu tambem me meter nesta aventura.
Lá andei às voltas e consegui criar um que muito gostava que o visitasse e se o desejar comente ou escreva-me. Obrigado pela atenção, sou: Madalena Isabel

Anónimo disse...

Aqui lhe deixo o endereço do meu Blogue
http://aventurasevidas.blogspot.com

Maria disse...

Madalena
Antes de mais, nos blogues as palavra Dona e senhora, estão postas de lado.
Já fui ver o seu blogue e gostei.
Obrigada pelas suas simpáticas palavras e volte quando quizer.
Beijinho
Maria

Anónimo disse...

Muito obrigado Maria.
Que reconfortantes as suas palavras!
Ao ler o seu perfil tambem eu achei que a Maria tinha alguns gostos, por ex. de leitura, parecidos aos meus. Miguel Torga, por exemplo. Um Senhor com quem falei uma vez, e que calma espiritual este transmitia! Adoro ler os seus livros porque como sou do Norte, identifico-me com os costumes,maneiras de viver paisagens descristas....
Maria, muito obrigado pela sua atenção.
Acabei de publicar mais qualquer coisa, talvez mais um desabafar que nem sei muito bem se fiz bem ou mal!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Agradeço muito as tuas palavras de carinho, querida Maria.
Lamento que tens estado doente de novo.
Amiga, o poder da Fé é uma grande ajuda para mim : eu sei que a minha Mãe está num sítio lindo onde há amor. Sabemos que ela estava pronta para fazer esta viagem, e eu pensei que estava pronta a vê-la partir mas não foi bem assim, sofri muito muito até ele me mandar sopros de luz e paz e como por milagre todas as minhas lágrimas secaram e a tristeza passou a ser uma ternura muito grande ao pensar nela. Eu própria estou a estranhar a minha serenidade. O funeral terá lugar na 4ªF, haverá uma missa completa e as músicas que ela gostava serão cantadas pela neta cuja voz é esplêndida e que a minha mãe adorava ouvir e por uma outra voz lindíssima duma prima soprano-solista. Eu não me propus de cantar porque não sei se serei capaz. Trata bem de ti e não te preocupe comigo porque a minha mãe está zelando para eu não me ir abaixo. Ela sempre fez tudo para os filhos enquanto viva e agora no céu vai fazê-lo com ainda mais força. Só posso agradecer à minha Mãe por tudo o que fez por nós e por ter sido ela que me levou gentilmente, deixando-me liberdade de escolha, a reencontrar-me com Jesus que ouviu as minhas preces : a minha mãe partiu suavemente, o coração parou sem sofrimento algum. O seu rosto ficou bonito durante os 2 dias em que esteve exposto, contaram-me. Eu preferi guardar a imagem da minha mãe viva.

Muitos beijinhos, minha amiga, sorri porque o lugar que nos espera não tem comparação a este que temos agora, cheio de mal e tristeza.

Verdinha

Anónimo disse...

Maria, não necessita pedir-me desculpa.
Desde já lhe desejo as rápidas melhoras, e tambem muita felicidade para si e para os seus.
Muito gostaria de continuar a falar consigo e sempre que se justifique escrevo-lhe.
Obrigado Maria e um beijinho.

SEVE disse...

Esta fotografia é de museu, costuma passar no Canal História e já não restam muitos com vida.