Somos os campeões do faz-de-conta. Vivemos num país cheio de problemas, de chagas sociais, de crises, de falta de segurança, mas há sempre alguma coisa para nos distrair da realidade. A 1ª é sem dúvida, o futebol; a 2ª as fofocas das Revistas cor-de-rosa, os casamentos e descasamentos, a moda, as festas do jet-set; a 3ª as ideias de alguns idealistas ou malucos, a quem passa pela cabeça que mudar o Busto da República, adianta alguma coisa.
Matutaram, pensaram muito, e chegaram à conclusão que o Busto está velho, caduco, fora de moda. Nada que os franceses já não tenham feito. A Marianne deles, já mudou de rosto muitas vezes. Já foi Brigitte Bardot, Mireille Mathieu, Catherine Deneuve, etc. Mas nós queremos mais. Há quem opine por Ana Padrão, Catarina Furtado, Maria João Luís. Há quem ache que deve ser uma coisa sem sexo, sem cor. Há outros que lhe querem fazer um “lifting”. Ora aqui, entrou a minha imaginação a trabalhar. Quem neste País melhor que ela?
A República tem 100 anos – ela tem 66, dizem.
Querem um “lifting” à República – ela já fez vários.
Nem homem nem mulher – ela faz lembrar um travesti.
Na imagem acima verão se gostam.
Para mim, falando sério, ficava o busto antigo. Não é ele que precisa de obras. Quem precisa é a República e nós todos.
Até um dia destes.
Matutaram, pensaram muito, e chegaram à conclusão que o Busto está velho, caduco, fora de moda. Nada que os franceses já não tenham feito. A Marianne deles, já mudou de rosto muitas vezes. Já foi Brigitte Bardot, Mireille Mathieu, Catherine Deneuve, etc. Mas nós queremos mais. Há quem opine por Ana Padrão, Catarina Furtado, Maria João Luís. Há quem ache que deve ser uma coisa sem sexo, sem cor. Há outros que lhe querem fazer um “lifting”. Ora aqui, entrou a minha imaginação a trabalhar. Quem neste País melhor que ela?
A República tem 100 anos – ela tem 66, dizem.
Querem um “lifting” à República – ela já fez vários.
Nem homem nem mulher – ela faz lembrar um travesti.
Na imagem acima verão se gostam.
Para mim, falando sério, ficava o busto antigo. Não é ele que precisa de obras. Quem precisa é a República e nós todos.
Até um dia destes.
31 comentários:
Não é de estranhar uma coisa destas num país onde se dá tanta importância à imagem, às aparências, às obras de fachada. Como alguém diz, "rendinhas por cima e nada por baixo".
Talvez mais um pretexto para ajudar o "Zé" a esquecer-se dos aumentos dos impostos, dos cortes e congelamentos nos salários; a esquecer-se do défice; a esquecer-se da crise; do destino de parte dos impostos...
Já não sabem o que hão-de fazer para melhorar o aspecto da república. Cem anos, coitada... está velha - o que fazer? Com cem anos e já está tão mal...
Errata: No último parágrafo, onde escrevi "o aspecto da república", leia-se "o aspecto da República", com R grande.
As minhas desculpas.
Bienvenue Petite Marie!
Estou contigo na memória do teu pai e do seu olhar falante.
Da República já nada digo pois não sei se é de bananas que falo.
Um grande beijinho para ti.
Meu Corvo
Como repúblicana que sou, com grande desgosto teu, acho que mesmo má, a República é bem melhor do que uma Monarquia podre, em que os reis passavam a vida a laurear a pevide e o povo morria de fome.
Hoje se reparares, não está assim tão mau. Os eestádios enchem, com jogos e concertos com bilhetes caros.
Não estamos bem, mas não é um Rei que nos salva.
Beijinhos e Viva a República.
Mãe
Kim
Mesmo de "bananas governada por sacanas" Viva a República.
Não gosto de reis, nem dos do baralho de cartas.
Beijinho
Maria
Querida Maria,
Estou contigo.
Mais vale uma república mascarada que uma monarquia que não faz
nem leva a nada.
Beijinhos
André Moa
Amiga Maria
Gosto da República original.
Qualquer plástica,que seja inserida
poderá redundar em fracasso, diluindo-se com o tempo.
Que se mantenham os traços da primeira imagem, que não é feia de todo e poderá sêr sempre uma referência para os mais distraídos
Beijinho com desejo de mais saúde.
Jrom
Querido André
A República está velhota, como é natural. Mas gosto dela assim, sem operações, sem ingeções. A mesma do ínicio. Gosto de rostos com rugas. São elas que contam a história da nossa vida. De nada vale mudar o exterior, quando o interior está velho.
Beijinhos
Maria
Amigo
Sou contra tudo o que diga respeito a mudar o curso de uma vida. Nunca faria uma operação para tirar as rugas, nunca usaria botox, nada que me mudasse. Mudar o Busto da República para quê? Ela continua a ser sempre a mesma com qualidades e defeitos. Esses é que precisam de mudar. A República não.
Beijo
Maria
Ai querida Maria, mais vale dizer; Viva a República das bananas...
Já deu para ver que o antes, o presente e o futuro estão irremediavelmente perdidos, se não mudarmos os caminhos e a forma de ver as coisas!
Até Jesus mudou o velho Testamento para o Novo e disse que era preciso actualizar as páginas da vida!
Não tenho partido nenhum, desde futebol a Política, porque não creio neles...
creio apenas que é preciso que haja Homens de boa vontade que saibam sonhar, mesmo que já não sejam novos! Porque a vida se vivida em sonho, em amor, em paz e harmonia, é algo que nos levará à felicidade (a todos!)
Abraça-te com ternura a tua flor de linho mais que constipada... (fui fazer um TAC para levar a Coimbra no mês que vem, a ver se o meningioma continua sem aparecer ou se já se lembrou de recomeçar. por mim tanto faz, seja o que for, é o que é!
laura
Corvo, Corvo querido, meu querido nino, fizeste-me rir com essa do; "rendinhas por cima e nada por baixo".
Bem, nem acabei de ler e pensei; ah, não querias mais nada, só uma combinação ou saiote e o resto ao léu? bem me ri graças a ti.
Beijinho da laura
Boa Maria!
Deve ser só o que falta à Lilly - é ser republicana, dado que ela só anda com as "monarquias"
Está muito giro!
Deixo-te um abraço e um beijinho,
Dad amiga
A mulher ainda por cima, come à conta dos outros, veste modelos emprestados. Uma verdadeira "boneca" oca. Mulher? As verdadeiras não são assim.
Beijinho grande
Maria
Maria; faltaste ao sarau mas não faltas ao mata bicho, vá lá...servirá para desanuviar está lá o pessoal todo..um xi apertadinho da nina das flores de linho.
Ahhh eu bem olhava para saber quem era essa da máscara e só agora reparei que é a querida Lili Caneças, a menina é uma Socialitie e temos de a gramar...ela até na tv aparece e estava tão feia tão velha..e de repente, plástica e ui que linda, mas o resto não perdoa..
Um beijinho para ti..laura
Maria;
Depois da volta aqui estou para opinar...
Répública, só conheço as de Coimbra e até são bem democráticas e não são racistas porque tanto aceitam branco como tinto e até rosé. O importante é que seja cheio porque não gostam de meios...
Outras Répúblicas?!... não conheço.
Porque não se dividir em Regiões Administrativas Federais e todos os anos o Presidente de uma das Regiões assume a Presidência da Confederação e assim sucessivamente?!...
Assim como o estilo suíço...
Monarquias, Républicas e outros sistemas em que é sempre o Zé Povinho que se "quilha" e nunca passa de garnizé,... não, obrigado.
bjs, Maria e abraços aos homens da casa.
da Ana e Osvaldo.
Ps- Pensamos em vós no nosso convívio. Tudo se passou maravilhosamente bem.
Olá amigos Anita e Osvaldo
Também pensamos muito em vós, com muita pena de não ter ido. De novo os problemas de saúde e outros, nos impediram. Correu tudo bem, é o que importa. Deliciosa a actuação do André.
Quanto à República das bananas em que vivemos, não vale a pena perder tempo com ela. Todos querem poleiro e a malta é que se lixa.
Abrs dos homens, beijinho para a Anita e para ti.
Maria
Querida Maria,
Que bom ver-te de volta por aqui !
Este país está cheio de problemas ? Será o único ? Como não ligo muito a futebol (não digas nada a ninguém... -, não leio as fofocas das Revistas cor-de-rosa, não ligo à política e gosto de bananas, sinto-me bem nesta república !
O teu post é engraçado e nem pensar em colocar a Lili como novo busto ! Como bem o disseste, ela já vive à custa dos outros, só faltava viver da república...
Beijinhos
Verdinha
Esta verdinha põe-nos verdes de invejinha, é cá uma prosadora de riso...
Bom, eu ando desde ontem com o rosto num quadrado, deve ser algum gânglio inflamado, vou ás urgências agora, era só o que me faltava mas já estava a demorar tanta paz.
vamos a ver, não me dói ams chateia..
beijinhos da flor de linho que agora mais parece um cardo.. laura
Maria,
Tenho andado sempre a "correr", ao ponto de praticamente se ter tornado numa rotina... infelizmente.
Nesta correria toda, consegui apenas passar por aqui só para te deixar um beijinho, como tantas vezes acontece!
A tua Pequenina
Mariamiga
Prontes, sem es e com o, já aqui cheguei. Mas estou arrependido. Por dois motivos:
1) Da Caneças do meu tempo, era a auga em bilhas de barro, nas cangalhas dos burros. E tinham rolhas de cortiça: as bilhas da auga, não os jericos;
2) Dado o teu desprezo por eu, sem saber porque motivo - vá lá entender-se o pinsamento das mulheres... - estive vai-não-vai por passar ao lado. Mas, o 5 de Outubro aplaudi. O busto causou-me um tal ataque de riso, que nem na Capadócia me diverti tanto. Pobre República...
3abs, um em especial ao Santo Artista e, mesmo que o não mereças, qjs para tu. A Raquel manda bjs
Henriquamigo
Estou mais ou menos em baixo. A vacina da gripe não se dá bem comigo. O estômago anda outra vez a chatear. O meu irmão esteve doente outra vez. Parece que já passou, mas apanhei um susto. Isto tudo e mais outras coisas, deitaram-me a baixo fisica e moralmente.
Espero que te tenhas divertido. Haja alguém que goze a vida, que a mim já não me dá senão problemas.
Abs dos homes, beijinho para a Raquel e queijinhos para tu.
Maria
Maria, acho que precisas de um braço amigo e dar uns passeios valentes por Tomar, voltar às origens e aos pensamentos cheios de paz e amor!
Sai de casa, põe-te na alheta como se diz, e respira o ar dos montes, das fontes, Tabuaço era bom e só com o grupo conseguirás arrumar a cabeça.
Um beijinho da flor de linho a preparar infusões de chá para ti.
laura
Mariamiga
Cá estou. Queijo em turco é peynir. Já está.
3abs e qjs para tu
Ainda pensei na LILI Caneças. Figura publica da nossa praça.
Depois dado o estado actual de coisas, opto pelo GOUCHA.
Seria lindo esse busto, e até talvez a Republica, também «virasse».
jokitas
Maria minha Maria
o povo já não vai em repúblicas
antes quer barriga cheia
do que ter o pão nas últimas.
E nós queremos-te a ti
que nos andas a abandonar
queremos ver-te sorrir
e alegria mostrar.
Aparece minha querida
que a tua ausência é notada
queremos a nossa Maria
que sem ela,
a blogosfera não é nada!
Beijinhos da tua flor d elinho laura
Olá querida Maria,
Então quando é que arrebitas ?
Sabes que pensei em ti na 5ªfeira porque estive precisamente com a Lily !
Acho que adoraria ser o busto da república porque, na maneira que a vi se pavonear e colocar-se na posição de sorriso "preparado" cheio de botox em frente aos fotógrafos, seria uma felicidade para ela. Só visto !
Bem tentou ultrapassar-me em altura com uns sapatos/botins (horríveis) com alguns 15 cm de salto mas não conseguiu (eu nem 4 cm de salto...).
Sou maldosa eu sou... ;) Só estou a tentar, com a verdade, obter um sorriso da tua boca...
Beijinhos
Verdinha
Já vi que não arrebitas com as nossas maluqueiras..vais levar umas palmadas nesse traseiro e fazer o favor de vir à janela gritar por socorro..e a gente acode á Maria dos Alcatruzes..meninaaaaaaaaaaaaa..
beijinho da flor de linho que já não tem quem a chame assim... laura
Cara Maria,
que me dizes de ti?
Ai que saudades!
Beijinhos.
André Moa
Flor de linho entrando e saíndo em bicos de pés... a Maria está a descansar de tantas canseiras.
Em breve tudo voltará ao normal, e a Maria volta a colorir as nossas vidas com os seus posts delicioso.
Um dia pelo menos bom, querida maria.
beijinhos e abraço apertadinho, laura
Enviar um comentário