quinta-feira, 5 de abril de 2012

Prece


Olho-te sentada, o rosto amargurado,
Miras teu filho exangue, ferido, morto.
Em teu colo de mãe que o embalou
Jaz agora caído, inanimado.
A esponja de fel que lhe foi dada,
Es tu agora quem a sorve toda.
E as outras mulheres à tua roda,
Esperam ver-te cair desanimada.
E tu ali, serena, resignada,
Mas certa que era por nós, que ele morria.
Seria em vão, Maria?
Por ti, por Ele, que nos deu a vida,
Pede-lhe de novo a Paz do mundo inteiro.
Até ao momento derradeiro
Ele pediu ao Pai a paz e o amor.
De que valeu, Senhora
A sua morte, o sofrimento, a dor?
O mundo hoje, é pior que outrora.
Jesus não volta e estamos tão sozinhos,
Sem sabermos escolher novos caminhos.

Páscoa 2012
Maria

31 comentários:

Alva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Um Jeito Manso disse...

Mary,

Tão bonito, tão verdadeiro, tão sentido e que bem fica por baixo da Pietá.

Uma boa Páscoa para si, com esperança em melhores tempos futuros.

Um beijinho, Mary!

Maria disse...

Querida Pequenina:
Foi em frente desta estátua, que esbocei o humilde poema, que a acompanha.
Quase desmaiei, olhando-a.
Tens razão no que dizes de Miguel Ângelo.
Boa Páscoa, minha Pequenina.
Beijinhos
Maria

Alva disse...

Olá Maria

Já estive em frente desta escultura na minha viagem a Itália.
É emocionante como um bloco de pedra pode ser moldado de forma a transmitir-nos tanto sentimento.
Miguel Ângelo foi um autêntico génio...

Beijinhos e uma santa Páscoa
Da tua Pequenina

Alva disse...

Ups... Maria, andamos em sintonia.
Eliminei o comentário para mudar de "estátua" para "escultura" que está mais correto.

Beijinhos e quando puderes ando pelo chat...
Da tua Pequenina

Maria disse...

Jeitinho querida:
Como disse à minha amiguinha, foi aos pés da Pietá, que esbocei isto.
Nunca uma estátua me pôs assim. Toda eu tremi, senti frente àquela mãe, a dor de perder um filho.
A Páscoa entristece-me. Meu pai considerava a 5ª feira muito importante. Para o meu sogro, a Páscoa era mais importante do que o Natal.
Eu, que já adorei, todas as festas, agora sinto uma tristeza imensa, a saudade das festas menos dispendiosas e mais familiares, mais cheias de amor.
A sua Mary brincalhona, vai voltar, um dia destes. São fases. Eu sou a mulher Lua. Estou quase em quarto crescente.
Feliz Páscoa "In heaven", espero.
Beijinho, minha querida amiga.
Maria

Elvira Carvalho disse...

Um poema lindo e cheio de sentimento. Deus deu à humanidade o livre arbítreo e ela não soube usá-lo.
Um abraço e uma boa Páscoa.

Maria disse...

Querida Elvirinha:
Obrigada, amiga.
Uma Boa Páscoa, para si e todos os seus.
Beijinho
Maria

Maria Rodrigues disse...

Querida amiga uma prece maravilhosa. Para si e sua familia desejo uma Páscoa muito feliz, plena de paz, saúde e amor.
Beijinhos
Maria

Maria disse...

Maria amiga:
Saiu-me do coração, à vista daquela maravilha. Pietá, Maria como nós, perdeu o filho amado. Quantas mães, terão que perder filhos, até que o mundo seja aquilo que Jesus sonhou e pelo que deu a vida?
Obrigada, querida Maria. Uma Páscoa com Paz.
Beijinho
Maria

Olinda Melo disse...

Querida Maria

Gosto muito dos seus poemas e este tem o valor de uma prece, como bem o intitula, que todos nós elevaremos a Maria, pedindo-lhe a sua protecção e também questionando sobre o nosso destino e o caminho a seguir.

Esta Mater Dolorosa absorve todo o sofrimento do mundo, por todas as mães do mundo. Que esse sacrifício não tenha sido em vão.

Possamos nós encontrar um dia a Paz e o Amor de que tanto precisamos...

Votos de uma Páscoa Feliz ao lado dos seus entes queridos.

Beijinhos.

Olinda

Maria disse...

Querida Olinda:
Obrigada pela sua opinião, tão simpática.
A Pietá, a imagem de todas as mulheres que perderam filhos, é a coisa mais triste do mundo.
Jesus quis mudar o Mundo, sacrificou-se, para que isso acontecesse. Os homens não entenderam, nem mudaram.
Não era este, o mundo de Jesus.
Boa Páscoa, com todos os seus, minha amiga.
Beijinhos
Maria

Kim disse...

E assim será até à consumação dos séculos.
Feliz Páscoa ma Petite Marie

Kim disse...

Publiquei no Facebook, o filme apresentado na noite de homenagem ao Moa, mas julgo que tu não tens FB.
Ias gostar de ver.
Beijinho

Maria disse...

Kim amigo:
Pobre Jesus, que tanto sofreu, na ilusão de trazer a Paz e o Amor ao Mundo!
Boa Páscoa, para ti e todos os teus.
Quando o Vasco voltar, posso pedir-lhe para me deixar ver, o filme, no FB dele.
Beijinhos
Petite Marie

Green Knight disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green Knight disse...

Querida Maria.
O meu filhote David,falando-me de uma visita sua a esta escultura de Miguel Ângelo,diz que experimentou uma sensação estranha,que o comoveu.
Quanto sofrimento,esta imagem nos transmite.
Nestes tempos críticos e tão difíceis,necessitamos de viver no Amor de Jesus.
Desejamos que esteja bem.
Boa Páscoa,para a Maria e toda a sua família.
Beijos, meus e do Zé.
Mariana
7 de Abril de 2012 22:20

Green Knight disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Querida Mariana:
A comoção que a Pietá provoca, é tão grande! É tão perfeita, que dá vontade de, como mãe, nos abraçarmos a ela. Eu, caí de joelhos e chorei.
Tenho uma pequena reprodução dela em pedra, que trouxe de Roma. Vejo-a quase todos os dias. Peço-lhe, que interceda por nós.
Beijinhos e os desejos de Boa Páscoa para si e todos os seus, da
Maria

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Fiquei comovida, com essa descrição poética, trazida para os nossos tão tumultuados dias.
Quando estive em Roma, comprei uma imagem da Pietá, uma réplica perfeita da original.
Lembro-me, de quando eu representava a Mater Dolorosa, no teatro, na Semana Santa. Eu via, principalmente as senhoras, chorando na platéia, quando Jesús caía no colo de Maria.
Sempre, essa cena vai comover...

Uma boa noite de Domingo de Páscoa.

Beijinhos, da mana brasileira,
Lúcia

Zé do Cão disse...

Ai, minha querida.

Precisamos tanto de preces, neste momento.

O Sr. dos PASSOS, em vez de nos ajudar parece que nos atrapalha ainda
mais.


Beijo

Maria disse...

Querida mana Lúcia:
Também trouxe de Roma uma pequena reprodução da Pietá. É tão linda, que quando a olho, fico comovida.
Pietá, todas as mães, que perdem filhos, de formas violentas e trágicas, é a imagem, que todas as mães deveriam ter. Ela é o exemplo, do que uma mãe deve ser.
Beijinhos, querida
Maria

Maria disse...

Pois é Zé amigo.
Se a Pietá não intercede por nós, não sei, onde vamos parar.
Não me fales em Passos, que me lembro dele.
A propósito: o que é que aumenta hoje? Ou será que é dia de nos cortar nas pensões?
Beijinhos
Maria

Emília Pinto disse...

Maravilhosa esta prece, Maria. Comove, pois como mães, somos capazes de imaginar o sofrimento de Maria com o filho nos braços. Não há dor maio, de certeza! Espero que tenhas tido uma Páscoa feliz e que a mensagem que ela nos traz de ressurreição e de recomeço permaneça em todos nós. É preciso caminhar sempre gratos por mais um dia e por tudo o que esse dia nos dá. Recomeçar cada dia com uma prece de gratidão à vida é o essencial para que nos sintamos bem. Temos de aprender a fazer isso. Um beijinho, amiga!
Emília

Maria disse...

Queridas amigas:
Obrigada pelos vossos comentários, tão simpáticos.
Espero que tenham tido uma Boa Páscoa. Tive os filhos e os netos comigo. Só faltou o filho mais novo, que foi de férias.
Se não fosse a falta dele, tinha sido um dia perfeito.
Beijinhos para as duas
Maria

Mariazita disse...

Maria, minha querida amiga
O que posso eu dizer que não tenha já sido dito?
Na minha viagem a Itália (com as fotos fiz um vídeo que publiquei no meu blog em Julho do ano passado) não podia deixar de passar por Roma :)
Frente à Pietá também eu senti uma emoção muito especial, tendo o mesmo acontecido com os meus amigo(a)s com quem fiz a viagem.
Só um coração de pedra poderá não se emocionar, tal é a dor que Miguel Ãngelo tão bem soube transportar para a escultura. Só um artista como ele, (e, quem sabe se por inspiração divina)conseguiria transmitir tão vivos sentimentos.

O teu poema é, simplesmente, maravilhoso. Também ele teve, talvez, inspiração do Alto.
ADOREI!

Vou ver se consigo alinhavar qualquer coisa para publicar amanhã no meu blog (para não se esquecerem de mim...)

Um abraço apertado e beijinho GRANDE

Maria disse...

Querida Mariazita:
Foi aos pés da Pietá, que esbocei esta prece. Só depois de alguns anos, consegui acabá-la, num dia em que quase senti a dor de perder um filho.
A dor que senti, fez-me lembrar esse esboço e consegui acabá-lo. Só depois de mostrar ao meu irmão, mestre e critico severo, e ter a aprovação dele, a publiquei.
Tenta escrever qualquer coisa, sim. Mas não por medo de ser esquecida.
Ninguém te esquece. Eu nunca te esquecerei. E estou sempre à tua espera.
Beijinhos, muita fé e muita esperança.
Maria

Vasco disse...

A tua venerada Pietá...
Como ela tem tanto significado para ti!
Tenho esperança que, num dia, o Messias volte.
Até lá, o terrorismo e a violência vão aumentando e, esquecem-se mesmo que Jesus morreu pela Humanidade.

Beijinho.

Maria disse...

Corvo, meu filho:
A minha Venerada Pietá, Aquela que devia ser o exemplo de todas as mulheres, a Mãe do Homem melhor, que já pisou a terra. O meu Jesus.
Beijinho
Mãe

Vox Maris disse...

É muito bonito este teu texto, principalmente que fala de Jesus por quem eu tenho uma grande ligação ou não me chamaria Christ-ine !
Nada é feito em vão e Ele teria feito na mesma se fosse só para uma pessoa.
Então não me chamou a mim ? E porquê a mim ?
E tenho a certeza que , mesmo se deve estar desiludido pela atitude de alguns, está feliz com a atitude de outros !
Minha querida, fico feliz por saber que estás melhor e que estás a deixar de fumar.
Se quiseres ver um concerto do Vox Maris, podes dirigir-te ao Hospital Sant'Ana no dia 6, à 16h : vamos festejar o dia da mãe e poderás ouvir a tua amiga (eu) cantar no coro grande bem como no coro (mais pequeno) de câmara.
Será que terás a força desta vez de te deslocar ?
Beijinhos
Verdinha

Maria disse...

Minha Verdinha:
Só agora vi o teu comentário.
Tenho uma imagem, comprada em Roma, uma Pietá pequenina, mas muito perfeita. Desde que fiz esta Prece, todas as noites a repito junto dela.
Jesus, o meu Jesus, o melhor Homem que pisou a terra, ajuda-me a suportar muita coisa. A Ela, entrego filhos e netos.
Tenho andado muito ocupada, porque só penso, no casamento da minha filha, em fim de Maio. Maio, o mês da Senhora, do aniversário do meu Vasco, da minha Mãe, da minha sogra. Que as avós e a Senhora, a façam feliz.
Logo que possa, vou ouvir-te e ver-te. Tenho muitas saudades tuas, amiga.
Abraço grande
Maria