quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nunca mais vi futebol


Não gosto de futebol, já o disse várias vezes. Fujo de o ver até na televisão. Sou do Benfica por tradição familiar, também já o disse. Há outra razão para não ver. Sou perigosa, porque além de os meus acompanhantes ficarem com as canelas negras, visto eu dar pontapés quando o Benfica marca, ainda por cima, sempre que via o meu clube jogar, ele perdia. Mas o que verdadeiramente me faz não ver os jogos, tem outra história.
Em 94 ou 95, o Benfica jogou contra o Porto, numa final em Coimbra. O Vasco estava na altura na Lousã, na colónia de férias, como todos os anos. Devo dizer, que ele não é muito de futebóis.
Nessa noite, estava eu a ver o jogo, que o Benfica perdeu 5/6, rebenta uma saraivada de garrafas, pedras, entram e saem bombeiros com macas, a polícia intervém, eu vi montes de putos saírem de maca e escoltados pela polícia, e eu sentadinha no sofá exclamo: “olha para isto. Estão as mães em casa muito socegadas e os miúdos ali. Havia de ser comigo, havia!”. Fui deitar-me calmamente, dormi, e no dia seguinte telefonei para a colónia à hora de almoço, como sempre. O Vasco atendeu, falámos das coisas do costume, se comia, se estava a gostar... depois perguntei-lhe: “viste ontem o jogo na televisão?” Ele hesitou, mas por fim disse-me: “ não, não vi na televisão. Estava no estádio.” Fiquei trémula, gaga, sem palavras. Na minha cabeça só havia uma ideia: onde estava o meu instinto maternal naquela noite? Eu era uma mãe descansada, com o meu filho a correr perigo. Ele lá me explicou que o monitor, logo que começou a barafunda, os tinha posto a salvo. Ralhei, desliguei e tive uma crise de choro à moda antiga. Na minha cabeça continuava a interrogação: “mas onde tinhas o instinto maternal ontem? Onde?.” E foi assim que nunca mais “fui” à bola com o futebol.
Até um dia destes.

25 comentários:

Unknown disse...

Mariamiga

Komkentão antifuboleira primária? E, pelos vistos, também secundária... Pois eu, como já sabes, adoro o chuto na canela, ainda que deteste a... canela. Nem nos pastéis de Belém.

Aliás, em Belém, vou à bola com o Belenenses, mas nunca com o ainda inquilino do Palácio. Cruzes-cristo-tarrenego-satanás!!!!!!

Prontos, sem s. Agora, leoníssimo como sou, vou ver o Benfica e espero que ganhe ao Liverpool. Perder com estrageirada só o Porto. Nessas alturas sou do Arsenal, do Chelsea, etc, desde picanininho. Tenho dito.

Abs ao barbartista e aos outros e qjs para tu. A Raquel manda lembranças, mas está cum aparelho pindurado para medir a tensão durante 24 horas... Ai os anos...

Laura disse...

Maria, Maria, os putos desenrascam-se, vá lá, coitada de ti a imaginar o menino no quentinho da casa e em pantufas e ele no girófléfléflá!... deixa-o lá, Eu detesto porque na África do Sul aquilo era uma doideira e vi um puto que podia ser meu filho a bater na cara de um senhor pai de um colega dele, muito mais velho, os outros levantaram-se logo e troca pra cá e pra lá, nánaninánão, a mim não me apanham num ambiente assim onde não há calma...
Valha-me, está agora o Benfica e o Liverpool a jogar e nem vejo, nem me ralo!...
Abraço apertadinho e dorme bem...flor de linho.


E vai mais um abraçinho para a Nemy..da laura

Vasco disse...

Nunca tinha visto tantos gajos estendidos em macas como naquele dia. Foi uma super-taça, em Julho ou Agosto, penso que em 1994.
O jogo acabou por ser resolvido a penalties. Eram calhaus do chão, garrafas, cadeiras, coisas a arder... Enfim, tudo a caír para o relvado. Eu estava perto da baliza do Porto, defendida pelo Baía. Às tantas, ouço das proximidades: "Oh Baía! Se deixas caís mais uma bola, faço-te caír as duas!
E foram vários chorrilhos de palavrões - alguns dos quais nunca tinha ouvido.
Gostei tanto, que não voltei a ir à bola...

Dad disse...

De futebol não gosto nem percebo nada. Fui um dia ao futebol com o meu pai e imaginem que consegui dormir!
Foi remédio santo - nunca mais lá pus os pés!

Beijinho Maria!

Unknown disse...

Em tempo (amu)

Lá se foi o Benfica. Fiquei triste.

Abs+qjs

Je Vois La Vie en Vert disse...

Porquê é que falaste do Benfica hoje ??????????????? Mais uma vez, não devias... ;) LOL

Não sou benfiquista, toda a gente sabe, mas tenho amigos que o são e afinal sou....portuguesa !!
Lamento, Maria,
lamento, Kim

As vezes é melhor saber as coisas depois delas acontecerem.

O instinto maternal também tem limites, sabes. E os remorsos também deviam ter...

Já passou, não remoí o passado que até acabou bem

beijinhos, minha amiga

Verdinha

Maria disse...

Henriquamigo
Pois em matéria futebolista, há uma coisa em que estamos de acordo.
Quando algum clube português joga com o estrangeiro, torço sempre pelo português, desde que não seja o Porto. Aí, sou pelos outros.
Tenho uma simpatia especial pelo Belenenses, não sei porquê.
Ontem o Benfica perdeu. Azar, mas não me tira o sono.
Que se passa com a Raquel? O raio da idade dá cabo da gente. Pagamos com juros o que fizémos durante a juventude. Estou certa que ela vai melhorar.
Abraços dos homes, beijinhos e as melhoras dela e queijinhos para tu.
Maria

Maria disse...

Laurinha
Vê lá tu o que havia de dar ao puto! Ir à bola, ele que até liga pouco a isso. Apanhei um susto que nem te digo nem te conto. Se fosse hoje, acho que me dava uma coisinha má. Com a pilha de nervos que estou...
O benfica lá perdeu. O Kim deve ter ficado triste. Eu, apesar de benfiquista, ralo-me pouco. Gostava que tivesse ganho, mas não me afecta muito.
Beijinhos, nina.
Maria

Maria disse...

Meu Corvo
Acho bem. Para susto já chegou. Essa e outras da colónia em que tu te meteste. Rappel, caminhadas noturnas na serra da Lousã e outras mais, que só depois vim a saber. Foi a tua sorte. De outra maneira, só tinhas ido a 1ª vez.
Beijinhos
Mãe

Maria disse...

Dad amiga
Nunca vi, nem estou interessada, um campo de futebol ao vivo. É desporto que nunca me atraíu, e agora com toda a violência, ainda menos. Sou benfiquista à força, o que não impede, que torça pelo benfica.
Ontem lá perdemos. Paciência...
Obrigada pelo comentário e um beijinho da
Maria

Maria disse...

Pois foi, Verdinha. Lá dei azar outra vez. Nem de tal me lembrei.
Já tinha o post feito há dias e ontem...
O instinto às vezes falha. As coisas que o meu "socegado" filho fez naquelas colónias, nem me passaram pela cabeça. Hoje quando ele conta, até me torço toda.
O benfica lá ficou pelo caminho. Não gostei nada, quando ouvi o resultado. Paciência. Nem sempre se pode ganhar. Mesmo assim: Vivó Benfica.
Abraço grande
Maria

Kim disse...

Esse sentimento de não ir ao futebo também acompanha muita gente. Eu gosto mais de jogar do que ir ao Estádio. Na televisão também é muito bom.
Nunca mais acabam com as claques para que posa haver mais sossego no futebol.
Ontem aconteceu o que eu esperava. À hora de almoço tinha dito ao JRom que o Benfica ia perder por 4-1. Assim aconteceu, não porque eu seja bruxo mas porque tive esse pressentimento. Paciência! O Liverpool foi melhor e é afinal isso que conta.
Também no futebol é preciso saber perder.
Beijinhos Petite Marie

Maria Soledade disse...

Kida Maria, eu não vou à bola com a Bola.Sou da Académica desde sempre porque o meu Pai jogou por lá nos seus tempos de estudante.Sou simpatizante do Porto(claro!),mas estou a burrifar-me se perde ou ganha,até porque me revolta os salários milionários dos jogadores e afins, e a corrupção nojenta que existe nesse meio que, há muito deixou de ser espectáculo!!Apesar de ser do Porto ODEIO os tais dos Super-Dragões que só servem para denegrir a imagem já tão cinzenta da Cidade e do Clube.Futebol a sério, só nos anos sessenta quando se jogava quase por amor à camisola e...JOGAVAM!!!Hoje, os meninos da bola são irreverentes,pedantes e malcriados!Ganham milhares, e não jogam uma porra!Temos uma Selecção que é uma porcaria!Que saudades de um Eusébio,de um Coluna, de um Torres com os seus célebres golaços de cabeça...isso sim, era jogar!!

Quanto ao teu instinto de Mãe não estar alerta kida tens de esquecer!Antes de sermos Mães Maria, somos mulheres,somos humanas,não temos poderes de adivinhação...

***********************************
PS:Aínda em relação ao post anterior.As melhores amêndoas eram e CONTINUAM A SER as da Arcádia.Lembras-te dos embrulhos que eles faziam dos seus belos doces?Não se limitavam a meter na caixinha não senhor!Com uma pericia e rapidez espantosa, enrolavam um fiozinho várias vezes e punham um pauzinho no meio para dar jeito ao cliente pegar na caixa sem estragar nada.Lembras-te?A Villares aínda continua no mesmo sítio e sempre com a mesma qualidade.Tens memória daquela Grande casa, a CONFIANÇA ,onde as nossas Mães faziam as suas compras calmamente, e nós crianças ficavamos a brincar no parquezito de diversões lá existente?A seguir íamos lanchar naquela "chiquesa" toda...Ai que saudades!!Bem melhor que a Bola, ahahahahah...

Beijinhos minha kida Maria

MUUUUUUUUAAAAAHHHHHHHHHH**********

Maria disse...

Kim
O Benfica perdeu, mas continua a ser Benfica. O que é preciso é saber ganhar e perder. Se o outro era melhor...
Dias melhores virão.
Beijinho
Maria

Maria disse...

Soledade querida
Falas-me de coisas que tocam campainhas. Confiança, Arcádia e os seus embrulhinhos. Tão longe no tempo, tão firmes na lembrança, tão doces e tão saudosas.
Onde tudo isso vai. Um dia vou voltar e não vou reconhecer o Porto. Aliás, já lá passei e fiquei às aranhas.
Tenho saudades da Ribeira, do Douro, do Passeio Alegre...
Daqui a pouco estou a cantar a canção da Maria Clara: "Via o rio, via a serra, via a ponte, a nossa terra..." ou o "Porto Sentido" do Rui Veloso. Estou velha, Sol. Passo a vida a lembrar o passado.
Beijinhos, Kida
Maria

Andre Moa disse...

Se é de futebol que, hoje, aqui se fala, de futebol falarei, e espero que não me batam, nem que a bela dona deste blogue, a querida Maria, me expulse deste seu Estádio ou me atire com algum petardo. Então, direi que gostaria de não gostar mesmo nada de futebol. Mas fui envenenado por ele em pequeno e ainda não me purifiquei de todo. Mas estou muito melhor. Direi que, em futebol, sou o mais eclético possível. Sou do Benfica, do Porto e do Sporting Clube de Portugal. Isto de dizer sou é abusivo, uma vez que nenhum deles recebe nem um tusto de mim. Aos estádios não vou e como já estava a ficar meio viciado no ver jogos para além das marcas, acabei mesmo com a SportTV. Mas ia a dizer que sou dos três. Não por igual, é evidente. Sou do Benfica, porque moro em Benfica, por isso é o meu clube de bairro. Sou duriense, como sabem, por isso tenho o Porto como o meu clube de âmbito regional. De âmbito nacional só conheço um: o Sporting Clube de Portugal e mais nenhum. Os jogos que maiss me dão gozo ver são os do Benfica e os do Porto contra um clube estrangeiro. Ganho sempre. Se eles ganham, puxo pelo meu veiozinho de patriota e fico satisfeito. Se perdem, vem o meu clubismo ao de cima e fico feliz. Nunca fico chateado. Eu sou do S.C. de Portugal, portque fui apanhado pela magia dos cinco violinos, via rádio, já lá vão sessenta e tal anos. Mas acreditem que não conheço sequer o novo estádio dos leões. Só pela televisão. Mas que torço e me retorço todo pelos leões, tenho de confessar que sim. Será a minha alienação de estimação. E nos tempos que correm, a minha frustração constante. Mas que todas as frustrações sofridas sejam deste jaez. Amen.

Laura disse...

Ehhh que relato futebolístico, caramba, qualquer um dava para reporter da tv...
Não vou aos estádios apesar de já ter morado a metros do Estádio e os putos quando era golo do Benfica gritavam lá de dentro de casa...Futeboladas uma pobreza no que respeita a dinheiros que pdoeria ser aproveitados para melhorar a vida de quem nada tem, mas...
Abraço de domingo e bem apertadinho, da, laura

Maria disse...

Querido André
O patrão cá de casa diz que não tem clube. Que ganhe o melhor, é a frase dele. Isto, sendo português ou estrangeiro. Tem um frquinho pelo Sporting, mas é mesmo muito fraquinho.
Eu sou Benfiquista por tradição familiar, mas o futebol não me diz nada. No tempo do Eusébio, do Águas, do Coluna, do Torres, do Costa Pereira, sabia o nome dos jogadores do Benfica, vibrava alguma coisa com os jogos. Agora acho que não há desporto, mas violência, ganância, corrupção tudo coisas que não gosto e que não são desporto. Mas continuo a gostar que o Benfica ganhe, porque sim. Já estás a ver. Só me interessa o resultado, mais nada.
Não perco uma hora e meia de boa leitura, ou um filme, pela bola. Aì é que é o meu campo.
Como te tens sentido?
Abraço do João e beijinhos para ti, Teresinha, Susanita e para o pequenino,
Maria

Maria disse...

Querida Laurinha
Tens toda a razão. O dinheirão que se gasta em estádios, devia ser para hospitais, centros de saúde, escolas, cantinas e outras coisas, de que as pessoas estão precisadas.
Mas repara, que os estádios continuam a encher. Há alguns, que eu conheço, que podem passar fome, mas não deixam de ir à bola.
Vá lá a gente entender!
Beijinhos minha flor.
Maria

Andre Moa disse...

Querida Maria,

Estás como eu ou eu como tu, embora vestidos de cores e tradições diferentes. De saúde, vou, como vês. Na maior. Pelo menos até quinta-feira, dia de saber resultados e o consequente veredicto, respiro saúde e bem-estar por todos os poros. Mas isto de respirar por todos os poros também se deve e muito ao sol que brilha e rebrilha lá fora e ao calor que já se faz sentir e eu ainda não ter mudado de vestimenta, agarrado ao saber dos antigos que diziam que mais vale suar que tremer. E eu, com os pulmões que tenho, tento resguardar-me ao máximo.
E deixa de chamar pequenino ao meu "maior". Não é por nada, mas ele pode não gostar.Isto não obstante de acabar de me vir pedir ajuda para acsbar de comer a maçã e de me pedir colinho. Cá está ele escanchado na minha perna esquerda para meu estorvo e meu regalo, que isto de ser avô é de estalo, não de estalada, claro. Beijinhos. Abraços para o João e Vasco e para quem mais te amar e estimar. Quer de mim quer da Teresa, quer da Susana, e muito especialmente do "maior", do meu maioral, que é quem mais ordena cá em casa.
André Moa

Laura disse...

maria ao ler o titulo dot eu post; nunca mais vi futebol, lembrei que; nunca mais te vi a ti!...e bem me ri..então, andamos cansadas? mas o tempo melhorou...Beijinhos e tudo de bom da tua flor de linho, laura

Maria disse...

Laurinha
Ando com uma neura das antigas, sem pachorra para nada.
Queria ter asas e voar para longe.
Beijinhos

Zé do Cão disse...

Minha querida amiga.
Peço, rezo encarecidamente ao Deus do futebol, para que hoje quebres a jura e assistas ao Jogo, nem que seja pela TV.

É que assim terei a victória no papo.

Beijinhos e cumprimentos ao "vicente"
(corvo)

Maria disse...


Hoje não vejo nem que me paguem.
Não há volta a dar-me.
Faço outra coisa que peças, por exemplo, bater nos senhores da EDP, mas isso, jamais, como disse o outro.
Beijinho e que ganhe o melhor.
Maria

Laura disse...

Ah, zezito, o pessoal foi todo ver ao café não temos sport tv, eu e shakita estamos aqui a torcer por nenhum, nem sei quem joga mas deve ser o benficaaaaaaaaaaa!
bejinhos maria, zezito e todos, da laura