
Com tanto chinês e tanta chinesice, é bom que nos vamos acostumando a usar os seus termos e usos.
Ora, os chineses classificam os filhos assim: Filho mais velho, 2º filho e por aí fora.
Tu foste o primeiro, logo és o Filho mais velho. Não me atrevi a chamar-te “meu boneco”, como chamei à tua irmã. Primeiro, porque a tua mulher era capaz de não gostar de eu estar aqui, a fazer reclame ao marido dela. Segundo, porque tu, senhor respeitável de 45 anos, talvez também não gostasses.
Depois disto tudo, sinto que para mim, foste mesmo um boneco.
Quando olhei para ti e vi, um ser tão pequenino, com menos de 2quilos, grande trunfa, quase sem unhas, débil, gelando cada vez que te tirava do berço, sem forças para mamar, jurei a mim mesma, que irias crescer e ser forte. Um mês depois, tinhas o peso normal, já sorrias para mim, comias como um leãozinho esfomeado.
Continuavas com problemas, não te querias sentar, os dentes romperam tarde. Com um ano, quando nasceu a tua irmã, já eras um bebé alegre, irrequieto, brincalhão, mandando em toda a gente.
No dia que foste ver a mana a primeira vez, não gostaste nada, de me ver com ela ao colo. Tive que a deitar e pegar-te. Resmungaste qualquer coisa, para ela e adormeceste ao meu colo. Depois, foste-te habituando a ela. Ralhavas com ela, porque fazia xixi na fralda, como se tu não o fizesses e querias que ela fosse brincar contigo.
Fui tão feliz nesse tempo, filho!
O tempo passou, o Vasco nasceu, foste o protector dele, o professor paciente de brincadeiras, fazendo tudo o que ele queria.
Agora, és o homem de quem me orgulho, o marido da minha Sílvia, o pai do último bebé que criei e já tem 13 anos, o meu Rafael inteligente, brincalhão, teimoso como tu e, aqui para nós, como eu.
Parabéns, meu querido filho.
Tu sabes bem, o amor que tenho por ti e pela família que formaste.
Sabes, que se vos vir felizes, eu sou feliz.
Nasceste no dia do pai. O teu avô dizia, que tinhas sido a melhor prenda desse dia, que eu lhe dera.
Beijinhos para os três e um, muito especial, para aquele que foi o meu primeiro boneco e hoje é um homem lindo (desculpa Sílvia, saiu) e que eu admiro muito.
Mãe
Até um dia destes
Maria